Construção sustentável.!!! A moda da vez!!!

Quando ouço a seguinte pergunta: ?Qual o tipo de construção está na moda?? Logo me vem à mente a seguinte resposta: todas! Não por falta de educação ou para encurtar a conversa, mas por simplesmente acreditar que não há um tipo. Assim como o texto ?2016: Com que cor eu vou? ?, que a cor que mais lhe agrada é a que está na ?moda?, o tipo de construção é a que, também, a mais lhe agrada.

Seja estilo moderno, clássico, contemporâneo ou colonial, com linhas retas ou orgânica, com platibanda ou telhado aparente, térrea ou sobrado, todo ?tipo? de construção está na moda.

Há uma tendência maior para construções contemporâneas, com platibandas e muitos panos de vidros, mas não significa que é o que está na moda. Quem faz a moda é você e não o ?padrão? que a sociedade tenta nos ?enquadrar?.

Mas não podemos deixar de mensurar que a construção sustentável está na moda. Esta sim seria a resposta ideal para a pergunta feita no primeiro parágrafo. Se fosse dado essa resposta, com certeza, seria alvo de outra pergunta: ?Mas qual o estilo, modelo de construção que está na moda? ? Aí sim, a primeira resposta se enquadraria melhor?

Vamos deixar a língua portuguesa, mais precisamente a gramática descritiva, de lado e vamos falar sobre a construção sustentável.

De acordo com o site http://ambientes.ambientebrasil.com.br/ o conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam às necessidades de seus usuários.

Ou seja, independente do estilo arquitetônico adotado para o projeto, a construção sustentável poderá existir na forma de reaproveitamento da água pluvial, reutilização do entulho, energia solar, técnicas construtivas para uma melhor ventilação e iluminação natural, dentro outras.

Portanto, a moda da vez é a construção sustentável. Com ela o estilo arquitetônico que mais lhe agrada tornar-se-á uma edificação que atenderá todas as necessidades dos seus usuários, solucionando alguns problemas ambientais. Visite o nosso sitehttp://www.mfgimoveis.com.br

Gustavo Masson

Arquiteto