Com que cor eu vou???

Quando me perguntam qual cor será tendência para o próximo ano ou qual cor ?está sendo mais usada?, eu sempre respondo com outra pergunta: Quais são suas cores preferidas?

O estado de espirito da pessoa, o gosto peculiar, o visual agradável que almeja, são variáveis para a definição de uma cor.

Por mais que haja um estudo de tendência de cores, o que importa mesmo, é a cor que mais agrada o cliente.

Há inúmeras empresas que fazem todo final de ano uma pesquisa (buscam melhor do estilo internacional em moda, arquitetura e design) e definem uma ou mais cores que serão tendências para o ano seguinte. Eu, Gustavo Masson e meu sócio Antonio Bertoni, do escritório ?mb arquitetura?, temos como base três empresas: Coral, Suvinil e Pantone.

A primeira revelou através do Colour Futures que a tendência de cores para 2016 será o Ouro Monarca! Ao identificar uma cor que tivesse conexão com o tema-chave, a Coral percebeu que todas as tendências para 2016 possuem um toque de ouro. Sendo assim, a empresa criou 4 coleções: Tradução e Futuro, Palavras e Imagens, Claro e Escuro e Estrutura e Liberdade.

A segunda, Suvinil, tem como tema-chave a luz: ?Luz que ilumina, transforma e complementa. Luz do sol que no Brasil se faz presente em todas as estações. Espalhando sua luminosidade na arte, nas cores e festas da cultura popular. A luz substancial que traz a consciência. A luz dinâmica que gera força para a transformação. A luz complementar que revela o outro. Faces de uma mesma luz que se decompõe em diversas cores e tons. Luz que serve de inspiração; luz que gera a motivação para pequenas e grandes ideias do cotidiano; luz que preenche a casa com as paletas de cores da alegria, energia e calor humano dando vida aos ambientes. Sem a luz não há vida. Sem luz não existe cor. Por isso, é tempo de deixar as cores ganharem vida. É tempo da vida se encher de cor?.

Diferente da Coral, essa empresa revelou a cor Água-Marinha como sendo a tendência para 2016. Ela exemplificou como sendo a cor do equilíbrio: ?Contemplar o verde Água-marinha nos permite ir além de nós mesmos e desenvolver a capacidade de tolerância em relação aos outros. A cor perfeita para iluminar e harmonizar todos os níveis do nosso Ser?.

A Suvinil, também, dentro da tendência para 2016 criou coleções inspiradas no tema-chave: luz. São elas: Substancial: a luz que revela a essência, Dinâmico: a luz que gera transformação e Complementar: a luz que reflete o outro.

Por fim, e não menos importante, a empresa americana Pantone. Ela é considerada a empresa que possui um sistema de linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores. Além disso, ela é quem mais exerce influência na moda, design e arquitetura. Gustavo Masson ? Arquiteto ? MFG Imóveis